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Inspiração da Coleção
Título: La Primavera (Primavera)
Criador: Botticelli Filipepi Dados de criação: 1481 - 1482
Estilo: Renascimento / cena mitológica
Proveniência: Ficha familiar de Lorenzo e Giovanni de Pierce de Medici
Título Original: A Primavera
Dimensões físicas: w3140 x h2030 mm
Tipo: pintura
Meio: Tempera no painel
A Primavera é uma obra de temática mitológica clássica, que nos apresenta uma alegoria da chegada dessa estação. Ao centro encontra-se a Vênus, que media toda a cena. Na tradição clássica, a Vênus e o Cupido surgem para avivar os campos, fustigados pelo inverno, iniciando a primavera ao semear flores, beleza e entre todos os seres. À direita da obra, vamos encontrar primeiro um ser esverdeado, Zéfiro, como a personificação do vento oeste, que abraça a bela ninfa, Clóris. Botticelli a representa em sua metamorfose, quando se transforma em Flora, uma figura com vestido florido, que cumpre com a sua função de adornar o mundo com flores. Sobre a Cabeça do Vênus está o símbolo, o seu filho, dos olhos vendados, a seta como três figuras que representam as Graças, os símbolos da sensualidade, da beleza e da castidade. Mais à esquerda encontra-se Hermes enquanto mantém o jardim seguro de nuvens ameaçadoras, fechando esse ciclo mitológico. Para a filosofia platônica, esse ciclo é uma ligação ininterrupta entre o mundo e os Deuses, e vice-versa.
Título: O Nascimento de Vênus
Criador: Sandro Botticelli
Data de criação: 1483 - 1485
Estilo: Renascença
Proveniência: lâminas domésticas Lorenzo di Pierfrancesco de Medici
Título Original: A nascente de Venere
Dimensões físicas: w2785 x h1725 mm
Tipo: pintura
Meio: Tempera sem painel
O Nascimento de Vênus é uma obra do pintor italiano Sandro Botticelli. A pintura mostra a Vênus surgindo de uma concha sobre às espumas do mar. A obra apresenta ainda Zéfiro, o vento do Oeste, assoprando a Deusa na direção da margem, acompanhado pela ninfa Clóris. À direita de Vênus, há uma hora, as Horas eram as deusas das estações, que entrega um manto com flores bordadas. Provincial Botticelli teria feito uma obra no ano de 1485. Na época, O Nascimento de Vênus e a Alegoria da Primavera, ambos de Botticelli, foram enviados por encomenda de Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, um político, banqueiro e advogado que encomendou a obra sua residência, Villa Medicea di Castello. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore, esguia e com longos membros e traços harmoniosos. Botticelli utiliza cores claras e puras, exaltando a pureza da alma e a beleza clássica.